quarta-feira, 30 de março de 2016

Os "Dúile"

Imagem por João Eduardo Schleichuberti
O homem perfeitamente conectado como parte e microcosmos da própria Árvore do Mundo. O homem perfeitamente conectado à Oran Mor (a Grande Canção)
Por Ávillys d’Avalon.

Os Dúile (Elementos) são, de acordo com Rowena, “nove elementos ou virtudes essenciais ao homem”. Assim sendo, eles são os elementos vitais, sem os quais nada pode existir. Compreender e articular esses elementos é fundamental para a vida e sua manutenção, e ainda mais importantes para o bom funcionamento mágico.

Por serem constituintes de toda existência, esses elementos acabam por integrarem a cosmologia celta, de maneira a conectar o planeta, como um organismo vivo que nos abriga, e nós, organismos independentes e interdependentes do planeta. Em seu artigo sobre os Dúile[1], Rowena estabelece a seguinte comparação entre os Dúile e seus correspondentes naturais[2]:

1°- Cnaimh (Os ossos): estrutura que sustenta o corpo. Para os celtas os ossos continham a magia de uma pessoa. Correspondem à Cloch (pedra).

2°- Colaind (A carne): estrutura que nos dá forma e possibilita a nossa locomoção. Corresponde à Talamh (Terra).

3°- Gruaigh (A pele / cabelo): são como "antenas", sensores corporais sensíveis ao toque, calor, dor, frio e prazer. Indicadores de saúde e bem-estar. Correspondem às Uaine (árvores e plantas verdes).

4°- Fuil (O sangue): fluido que dá vida ao corpo, é o rio que flui dentro de nós, que nos aquece e reflete nosso estado emocional. Corresponde ao Muir (Mar).

5°- Anal (A respiração / sopro): é a renovação da vida, elemento que promove a limpeza dos sentimentos e o alívio das tensões. Os celtas viam a respiração como o ar que circula no céu. Corresponde ao Gaeth (vento).

6°- Imradud (A mente): é a responsável pela sabedoria do homem, são como as ondas alfas da mente que controlam a natureza ondulatória do pensamento. Corresponde à Ghealach (Lua), que controla os ciclos das marés.

7°- Drech (A face / rosto): responsável por expressar a personalidade e como o mundo as percebe. A coragem, a reputação, a palavra e a honra eram demonstradas visualmente pelos bardos, através da poesia. Corresponde ao Grian (Sol).

8°- Menma (O cérebro): funciona como um computador, responsável por armazenar pensamentos e memórias, o organizador da nossa capacidade mental. Corresponde à Nel (nuvem).

9°- Ceann (A cabeça): era venerada pelos celtas, que acreditavam ser o lugar onde residia toda a essência da personalidade e o poder pessoal de cada um, geralmente, eram trazidas como troféus de guerra ou conservadas em um local nobre. Corresponde ao Neamh (Céu).

Aqui, o que se observa é que toda a manifestação mística anterior e se funde, junto com os Dúile, de maneira a fazer uma única mística total, que se intercambia e conecta plenamente: Reinos, Elementos, Povos, Caldeirões e Dúile. Percebam:

Terra Média ou Mundo Intermediário
A Árvore do Mundo encontra-se no centro do Mundo, interligando os Três Reinos. A sua frente queima Awen.
Reino
Elemento
Povo
Caldeirão da Poesia
Dúile
Céu
Nwyfre
(sopro / vento / Ar)
Deuses
Coíre Sois
*Drech – Grian (Rosto – Sol)
*Menma – Nel (Cérebro – Nuvem)
*Cean – Neamh (Cabeça – Céu)
Mar
Gwyar
(mar / água)
Ancestrais
Coíre Érmai
*Fuil – Muir (Sangue – Mar)
*Anal – Gaeth (Sopro – Vento)
*Imradud – Ghealach (Mente – Lua)
Terra
Calas
(terra / solo)
Sídhe (fadas)
Coíre Goiriath
*Cnaimh – Cloch (Ossos – Pedra)
*Colaind – Talamh (Carne – Terra)
*Gruaigh – Uaine (Cabelo – Plantas)

Assim, o que se pode perceber é o homem como um microcosmos do próprio cosmos a que pertence. O homem como a própria Árvore do Mundo, tendo em si todos os elementos: a conexão com os Reinos, a atuação e manutenção dos Elementos, a presença e atuação dos Povos, a constituição dos Caldeirões, e as virtudes dos Dúile. Entender essa relação mística e essa profunda conexão é fundamental para entender a sacralidade do homem, do planeta e do Mundo e é imprescindível para a vivência da espiritualidade celta.

Alcançar essa sabedoria é a base fundamental da essência do homem místico celta, e o ponto de partida da espiritualidade celta. Essa conexão possibilitaria, enfim, ao místico alcançar Awen e por consequência, ouvir a Oran Mor (a Grande Canção).


 “Grove de Aspen
Muitos braços
De uma única raiz
No fundo do útero
Mistério da Mãe
Eles são muitos ou são um?
Responda-me isto:
São muitos ou são um?
Sim, sussurra a Aspen...
Somos muitos e somos um!”
(Poema do Druida Michael R. Gorman apud Rowena A. Seneween)[3]



Sugestões de leituras:

Seneween, Rowena A. O que são os 30 dias druídicos In Templo de Avalon [S. I.]. Disponível em <http://www.templodeavalon.com/modules/smartsection/item.php?itemid=51>.


Referências:

Isarnos, Bellouesus. Dán In Bellodunon [S. I.]. Disponível em: <http://bellodunon.com/2013/03/04/dan/>. 

_____________________. Moí Coire Coir Goiriath In Bellodunon [S. I.]. Disponível em: <http://bellodunon.com/category/amergin/>.

_____________________. Muitgheal In Bellodunon [S. I.]. Disponível em: <http://bellodunon.com/2014/04/15/muirgheal/>. 

_____________________. Três Caldeirões In Bellodunon [S. I.]. Disponível em: <http://bellodunon.com/2013/03/11/tres-caldeiroes/>. 

Endovelicon. A Jornada de Máel Dúin In Ramo de Carvalho [S. I.]. Disponível em: <http://www.ramodecarvalho.com.br/mitologia/mitologia-gaelica/a-jornada-de-mael-duin/>, acessado em 18 de agosto de 2015.

__________. Usando as Emoções para mover os Caldeirões [palestra] In VI EBDRC. Circulação interna. Curitiba, 2015.

Endovelicon & Seneween, Roweena A. V EBDRC - Aquecendo os Caldeirões In Templo de Avalon [S. I.]. Disponível em: <http://www.templodeavalon.com/modules/smartsection/item.php?itemid=163&keywords=Os+Tr%EAs+Caldeir%F5es>. 

Schleichuberti, João Eduardo. Elementos Místicos do Druidismo e sua interconexão e uso prático [palestra] In VI EBDRC. Circulação interna. Curitiba, 2015.

Seneween, Rowena A. 2º Dia: Cosmologia In Templo de Avalon [S. I.]. Disponível em: <http://www.templodeavalon.com/modules/smartsection/item.php?>.

_________________. 3º Dia: Terra e Natureza In Templo de Avalon [S. I.]. Disponível em: <http://www.templodeavalon.com/modules/smartsection/item.php?itemid=54>. 

_________________. 4º Dia: Três Reinos In Templo de Avalon [S. I.]. Disponível em: <http://www.templodeavalon.com/modules/smartsection/item.php?itemid=55>.

_________________. 5º Dia: Elementos In Templo de Avalon [S. I.]. Disponível em: <http://www.templodeavalon.com/modules/smartsection/item.php?itemid=56>. 



[1] Seneween. Rowena A. 5º dia: Elementos IN Templo de Avalon. Disponível em <http://www.templodeavalon.com/modules/smartsection/item.php?itemid=56>.
[2] Idem.
[3] Retirado de Seneween, Rowena A. 3º dia: Terra e Natureza In Templo de Avalon [S. I.]. Disponível em: <http://www.templodeavalon.com/modules/smartsection/item.php?itemid=54>.