Link. O Carvalho, o Rei das Árvores... A árvore mais antiga e, portanto, a mais sábia. Aquela que conhece muitas Eras. |
A Mística Celta é linda e profunda. É muito simples a olhos desatentos, mas muito profunda e tocante para quem lhe dá a devida atenção.
Ela era ensinada pelos antigos Druidas (sacerdotes celtas) de maneira oral e seu aprendizado levava a um comportamento religioso, ético e moral muito importante na sociedade celta. Ela pode ser vista sendo aplicada nos mitos, lendas e histórias desse povo.
O que tentaremos aqui é trazer essa mística resumida e simplificada para o aprendizado comum, fazendo o leitor pesquisar mais e buscar se aprofundar nesse tema.
Nossa dica é que, para ler e estudar essa mística, buque primeiro harmonizar seu espírito e seu cotidiano. Se acalme, relaxe, abstraia sua mente do mundano e se permita acessar seu coração e intuição. Após cada leitura, sente por um tempo, reflita e pense... Ou melhor, deixe os pensamentos virem e te conduzirem ainda mais profundamente em cada ponto estudado. Não tenha pressa. Com tempo, dia após dia, a compreensão dessa mística vai vindo mais sólida e cada vez mais intensa, até que você simplesmente se encantará e entenderá a profundidade do tema e sua aplicação, com a certeza de que jamais compreenderá de fato toda a sua extensão (esse será sempre um tema de estudo mais do que atual, não importe a quanto tempo você o estude).
A princípio, dividiremos o tema em partes, sendo elas (links inclusos para as partes já publicadas):
- Parte I: A Cosmologia Celta
- Parte II: O Sagrado Três
- Parte III: Os Três Reinos
- Parte IV: Os Três Elementos e Awen (ou Imbas)
- Parte V: Os Três Povos
- Parte VI: Os Caldeirões da Poesia
- Parte VII: Os Dúile
- Parte VIII: As Quatro Jóias dos Tuatha dé Danann
- Parte IX: O Ogham
Um bom exercício para se fazer antes do estudo da Mística Celta é o exercício de Ancoramento e Centramento.
Bom Estudo!