sábado, 15 de agosto de 2020

Dia 05: Elementos

 

Imagem por João Eduardo Schleich Uberti
O homem perfeitamente conectado como parte e microcosmos da própria Árvore do Mundo. O homem perfeitamente conectado à Oran Mór (a Grande Canção)

 

 Ávillys mac Mórrigan

Elementos... Elementos são as partes mais básicas de algo, e para falar das partes elementares do Druidismo precisarei dividir esse texto em duas partes: os elementos naturais e os nove dúile.

 Entre os celtas e no Druidismo Moderno, são três os elementos naturais: Ar, Terra e Água, chamados modernamente (a partir do galês) de Nwyfre, Calas, Gwyar (respectivamente). O Fogo não é visto como elemento, ele é a representação da Awen (Imbas). A Awen é a chama sagrada, a inspiração divina, a magia, o espírito universal que a tudo ilumina e transforma. E há uma razão para isso: os elementos estão primeiramente articulados com os Três Reinos. Nwyfre (Ar / sopro) com o Céu, Calas (Terra) com a Terra e Gwyar (Água) com o Mar. Em sequência, pois pássaros podem "habitar" os céus, animais habitam a terra e os peixes habitam o mar, mas nenhum ser vivo habita o fogo. Outra referência é que o fogo é o poder transformação dos três elementos: o fogo liquefaz a terra, evapora a água e consome o ar, ele guia e transforma os demais elementos.

Nesse sentido, Calas (Terra) representa a fixidez, a solidez, a manifestação, a realização o físico. Nwyfre (Ar / sopro) representa a inspiração, o pensamento, a espiritualidade, o sonho, a volatilidade, e o momento. E Gwyar (Água / mar) representa o meio termo, as emoções, a atuação prática, a condução e sucessão, o tempo. Igualmente estão relacionados também às três famílias sagradas: os Deuses (Nwyfre), os Sídhe (Calas), e os Ancestrais (Gwyar).

Já os nove Dúile (segundo a tradição celta-irlandesa) são elementos corporais básicos em correspondência entre o homem e a Terra, elementos de correspondência que regem uma base simbólica de explicação mágico-filosófica da relação corpórea e das funcionalidades básicas do corpo. Se pensarmos em uma medicina celta-irlandesa, possivelmente começaríamos com os dúile como referência.

Não vou entrar em muitos detalhes a respeito deles, pois são reflexões muito amplas para um simples texto introdutório e explicativo. Mas instigarei a curiosidade de vocês através dos nomes e referências a seguir.

1°- Cnaimh (Os ossos): estrutura que sustenta o corpo. Para os celtas os ossos continham a magia de uma pessoa. Correspondem à Cloch (pedra).

2°- Colaind (A carne): estrutura que nos dá forma e possibilita a nossa locomoção. Corresponde à Talamh (Terra).

3°- Gruaigh (A pele / cabelo): são como "antenas", sensores corporais sensíveis ao toque, calor, dor, frio e prazer. Indicadores de saúde e bem-estar. Correspondem às Uaine (árvores e plantas verdes).

4°- Fuil (O sangue): fluido que dá vida ao corpo, é o rio que flui dentro de nós, que nos aquece e reflete nosso estado emocional. Corresponde ao Muir (Mar).

5°- Anal (A respiração / sopro): é a renovação da vida, elemento que promove a limpeza dos sentimentos e o alívio das tensões. Os celtas viam a respiração como o ar que circula no céu. Corresponde ao Gaeth (vento).

6°- Imradud (A mente): é a responsável pela sabedoria do homem, são como as ondas alfas da mente que controlam a natureza ondulatória do pensamento. Corresponde à Ghealach (Lua), que controla os ciclos das marés.

7°- Drech (A face / rosto): responsável por expressar a personalidade e como o mundo as percebe. A coragem, a reputação, a palavra e a honra eram demonstradas visualmente pelos bardos, através da poesia. Corresponde ao Grian (Sol).

8°- Menma (O cérebro): funciona como um computador, responsável por armazenar pensamentos e memórias, o organizador da nossa capacidade mental. Corresponde à Nel (nuvem).

9°- Ceann (A cabeça): era venerada pelos celtas, que acreditavam ser o lugar onde residia toda a essência da personalidade e o poder pessoal de cada um, geralmente, eram trazidas como troféus de guerra ou conservadas em um local nobre. Corresponde ao Neamh (Céu).

 O que se observa ao estudar os Dúile é que eles parecem conectar plenamente as noções cosmológicas em uma compreensão do homem e do mundo enquanto seres completos e correspondentes: Reinos, Elementos, Povos, Caldeirões e Dúile. Percebam:

Terra Média ou Mundo Intermediário
A Árvore do Mundo encontra-se no centro do Mundo, interligando os Três Reinos. A sua frente queima Awen.
Reino
Elemento
Povo
Caldeirão da Poesia
Dúile
Céu
Nwyfre
(sopro / vento / Ar)
Deuses
Coíre Sois
*Drech – Grian (Rosto – Sol)
*Menma – Nel (Cérebro – Nuvem)
*Cean – Neamh (Cabeça – Céu)
Mar
Gwyar
(mar / água)
Ancestrais
Coíre Érmai
*Fuil – Muir (Sangue – Mar)
*Anal – Gaeth (Sopro – Vento)
*Imradud – Ghealach (Mente – Lua)
Terra
Calas
(terra / solo)
Sídhe (fadas)
Coíre Goiriath
*Cnaimh – Cloch (Ossos – Pedra)
*Colaind – Talamh (Carne – Terra)
*Gruaigh – Uaine (Cabelo – Plantas)

Não se preocupe em entender toda a complexidade de informações que essa tabela tem em si em um primeiro momento. Sei que é muita informação. O que desejo que você perceba através dos Dúile e de sua correlação com todos os elementos místicos e cosmológicos do Druidismo é que o homem é visto como um microcosmos do próprio cosmos a que pertence. O homem como a própria Árvore do Mundo, tendo em si todos os elementos: a conexão com os Reinos, a atuação e manutenção dos Elementos, a presença e atuação dos Povos, a constituição dos Caldeirões, e as virtudes dos Dúile. Entender essa relação mística e essa profunda conexão é fundamental para entender a sacralidade do homem, do planeta e do Mundo e é imprescindível para a vivência da espiritualidade celta.

Alcançar essa sabedoria é a base fundamental da essência do homem místico celta, e o ponto de partida da espiritualidade celta. Essa conexão possibilitaria, enfim, ao místico alcançar Awen e por consequência, ouvir a Oran Mór (a Grande Canção).

 “Grove de Aspen
Muitos braços
De uma única raiz
No fundo do útero
Mistério da Mãe
Eles são muitos ou são um?
Responda-me isto:
São muitos ou são um?
Sim, sussurra a Aspen...
Somos muitos e somos um!”
(Poema do Druida Michael R. Gorman apud Rowena A. Seneween)[1]
 
 
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[1] Retirado de Seneween, Rowena A. 3º dia: Terra e Natureza In Templo de Avalon [S. I.]. Disponível em: <http://www.templodeavalon.com/modules/smartsection/item.php?itemid=54>.