sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Leanaí an Ghealach Clann abre inscrição para membros Deabhóideacha



Até o dia 31 de janeiro de 2019 o Leanaí an Ghealach Clann (LaG) está com as inscrições abertas para interessados em se tornar membros Deabhóideacha (devocionais)!

O Leanaí an Ghealach Clann é um grupo druidista e reconstrucionista céltico, sediado em Juiz de Fora / MG, junto a sua tribo fundadora: Cathair Morrigan. O Clã é devidamente filiado ao Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Céltico (CBDRC) e igualmente reconhecido pela comunidade céltica brasileira.

Membros deabhóideacha receberão mensalmente, por e-mail, materiais e orientações de estudos e práticas domésticas, o que facilita que membros de qualquer lugar podem se tornar devotos do LaG. Tais membros não têm responsabilidades e obrigações sacerdotais junto ao Clã e possuem fluidez para melhor orientar sua prática individual.

A esses membros, igualmente, será solicitada uma contribuição mínima mensal junto ao LaG de R$20,00 (vinte reais) que é destinada à manutenção clânica e cujas contas podem ser solicitadas por seus respectivos membros.

Interessados deverão preencher o formulário de inscrição (clique aqui) e aguardar contato oficial. De acordo com as respostas em questionário, os membros podem ser orientados a também participarem da Turma Semente, uma turma introdutória à espiritualidade céltica adotada pelo Clã.

---

Entenda mais sobre os Deabhóideacha:

Antes de mais nada preciso explicar a você o que significa ser um “deabhóideach”... “Deabhóideach” é uma palavra irlandesa que significa “devocional”, “devoto” (cujo plural é “deabhóideacha”). O Leanaí an Ghealach Clann (comumente chamado de LaG pelos seus membros) passou a trabalhar nesse presente ano com duas categorias: Leanaí e Deabhóideacha.



Leanaí – que significa “filhos” (cujo singular masculino é “mac”, o feminino “ínion” e o feminino plural é “ínionacha”) é uma categoria sacerdotal de membros do LaG. Ser sacerdote significa assumir um de nossos sete ofícios (sacerdote, guerreiro, vidente, bruxo, bardo, vate e druida) e trabalhar, a partir das funções atribuídas a esse ofício, junto ao clã. Sacerdócio, portanto, é serviço, é tornar-se um condutor da espiritualidade e trabalhar em prol dela junto à família (clã) a fim também de atuar no mundo. Um sacerdote serve mais do que aos Deuses, ele serve à sua comunidade. 

Deabhóideacha – devotos – são membros que pertencem a família, mas que não tem o encargo nem a responsabilidade de serem um mac ou uma ínion, de serem sacerdotes. Ficam livres para vivenciar suas práticas devocionalmente, em suas casas e dependências, de acordo com o ritmo e fluxo que acreditam ser suficiente e necessário. Formam a primeira base de nossa comunidade: os devotos ao clã, ou melhor dizendo, os devotos do caminho trilhado e traçado pelo clã. Não há necessidade de participar de nossos rituais presenciais, apesar de serem sempre bem vindos neles. Não possuem responsabilidade ou dever de desenvolver ou zelar por algum ofício junto ao clã, apesar de serem livres se o quiserem fazer. Esses membros receberão por e-mail materiais de estudo e guia de práticas em casa durante aquele mês em questão. Serão orientados pelos sacerdotes do clã. Devoto é, portanto, alguém que escolheu seguir um caminho religioso, uma orientação e o segue por sua própria devoção, fé.






Ávillys d'Avalon, Mundi Tempus
Druida e Sumo Sacerdote
Leanái an Ghealach Clann



CONTATOS: