quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Panteão Clânico - Parte 8: A deusa Cerridwen

Os textos dessa série serão escritos sempre pelo nosso druida, Ávillys d'Avalon, e assim trazem as percepções, estudos e compreensões do druida e de nossas práticas clânicas, muitas vezes com um caráter profundo de gnose pessoal, ou seja, não dependendo muito de referências bibliográficas específicas. Muitas das bibliografias sobre os deuses celtas são profundamente pessoais e subjetivas já que os druidas do passado não nos deixaram efetivamente nenhum texto escrito ou orientação fundamental. 

Link da imagem
 Por Ávillys d'Avalon.

Cerridwen é uma das grandes deusas galesas (País de Gales) descritas no Mabinogion. O Mabinogion é um manuscrito gaulês escrito por monges católicos onde se encontram os principais mitos da mitologia gaulesa. Cabe a nós aqui uma leitura crítica, pensando nas possíveis usurpações e alterações que os monges tenham feito para deixar essas histórias mais cristãs, e apagar a grandeza dessas deidades. Mas claro, limpar esse verniz cristão não é fácil já que não existem muitas outras fontes deixadas pelos druidas do passado...

Cerridwen é a grande deusa da magia, da inspiração, da transformação de da sabedoria. Ela é associada ao seu caldeirão, às ervas, às iniciações, ao ciclo da vida, ao renascimento. Geralmente conhecida como uma deusa bastante exigente, talvez severa, mas uma mãe igualmente afetuosa e superprotetora.

Cerridwen é esposa do gigante Tegid Foel, e vivia em Llyn Tegid (Bala Lake), no norte de Gales. Ela teve três filhos, a bela Crearwy, descrita como luminosa e justa, Morfran, o comum, e o horrendo Afagddu (também conhecido como Morfran), descrito como feio e escuro. Reconhecendo que sua filha tinha um lugar na comunidade por sua beleza e justiça, Morfran seria aceito enquanto pessoa comum e temendo o isolamento de Afagddu, a deusa resolve evitar esse desastre concedendo a seu filho sabedoria, permitindo que ele fosse aceito perante os demais.

Para isso, ela se pôs a fazer uma poção delicada, que duraria um ano e um dia de preparo incansável, quando ela borbulharia três gotas de sabedoria e todo o resto seria veneno... Para auxiliá-la nesse trabalho, ela contratou dois servos, um garoto responsável por mexer o caldeirão, chamado Gwion Bach ap Gwreang; e um homem cego, chamado Morda, responsável por alimentar o fogo.

Durante um ano inteiro, a deusa colhia as ervas e ingredientes necessários e realizava meticulosamente os preceitos para realização do seu encantamento. No dia em que a poção ficaria pronta, Cerridwen precisou se ausentar para buscar os últimos ingredientes e deu ordens estritas a Gwion para que não provasse da poção. No entanto, durante sua ausência, a poção em seu caldeirão ferveu e três gotas espirraram sobre o dedo do jovem Gwion, queimando sua pele. Por instinto, o garoto levou o dedo na boca, provando das três gotas de sabedoria. Em seguida, o caldeirão rachou e espalhou seu veneno pelos campos e rios...

Quando percebeu o veneno, a deusa foi imediatamente para sua casa, chegando lá encontrou Morda acuado, e esse, temeroso pela ira da deusa, confessou que havia sido Gwion a provar da poção. Mas ao provar da poção, Gwion teve a visão e a sabedoria da ira que acometeria a deusa e se colocou a correr. A deusa então foi atrás dele, e ele se transformou em uma lebre. Cerridwen se transformou em um cão, e caçou a lebre. Quando estava prestes a ser abocanhado, Gwion se jogou num rio e se transformou num salmão, a deusa então se transformou em uma lontra e permaneceu a caçá-lo. Quando a lontra estava prestes a pegar o salmão, Gwion se jogou em um salto ao ar e se transformou em um pássaro, e Cerrdiwen se transformou em um falcão... Até que por fim, Gwion se transformou em um grão (possivelmente de trigo), mas Cerridwen se transformou em uma galinha e ciscou o chão até encontrá-lo e devorá-lo.

Mas um outro efeito da poção não permitiu que Gwion morresse, fazendo com que Cerridwen ficasse novamente grávida. A deusa jurou que mataria a criança assim que ela nascesse, mas nove meses depois, ao ver a inocência e a beleza na face daquele bebê, Cerridwen foi incapaz de matá-lo. Mas também sendo incapaz de criá-lo, a deusa colocou o bebê em um cesto e o colocou no rio... Rio abaixo até chegar o mar o bebê percorreu, até ser encontrado pelo príncipe Elffin ap Gwynddno. Nesse momento, o bebê, sábio pela herança da poção, se pôs a falar e disse que seu nome era Taliesin. Taliesin cresceu sob as bênçãos do rei, tornando-se um grande e lendário sábio e bardo.

Alguns pontos precisam ser compreendidos nesse mito... Apesar da visão objetivamente negativa que pode ser jogada sob Cerridwen, ela pune um aprendiz que desobedeceu sua ordem, arruinando a salvação de seu filho... E ainda que sua ira mortal tenha caído sob Gwion, seu percurso o levou até um destino maior e mais justo para sua sabedoria adquirida. Mas um ensinamento que esse mito traz é que a verdadeira sabedoria (gestada lentamente num caldeirão sempre aquecido) só é dada às almas humildes, às pessoas que não buscam ou proclamam a sabedoria e o poder para si. E Cerridwen é a deusa que nos aquece, testa e transforma para adquirirmos nossa sabedoria interior.

Três gotas de sabedoria e todo o restante é veneno. Esse trecho é de singular importância se percebermos que a real sabedoria vem rodeada e cercada pelo ego, que envenena os arredores por onde passa. O ego torna qualquer sabedoria uma tolice e faz a tolice parecer sabedoria... Apenas as humildes três gotas, que surgem humilde e espontaneamente de tudo o que fazemos ou carregamos, contêm a essência, a sabedoria. Ou seja, devemos nos ater às pequenas coisas, às pequenas doses, ao comedimento, à prudência, para não bebermos demais do caldeirão e acabarmos envenenados.

A sabedoria não traz poder, mas nos coloca em uma jornada ainda mais profunda... Gwion percorreu os três reinos, sendo perseguido pela sua mestra para chegar em seu destino final... Primeiro pela terra, como uma lebre, depois sob as águas, como um salmão; e, por fim, nos céus, como um pássaro, para então voltar a terra como um grão. O aprendizado é um percurso árduo, transformador, que nos coloca para compreender o físico, o emocional e o espiritual. Só em completude, só percorrendo a existência, podemos ser grãos, podemos nos propor a germinar. Germinando, nosso próximo passo é servir. A sabedoria, portanto, nos coloca a serviço e não ao poder, mostrando claramente que ela não vem aliada ao ego.

Cerridwen assume o papel da iniciadora, que vê seu neófito seguindo caminhos diferentes dos que ela mesma traçou, e o ensina com severidade, para que ele sofra as consequências de suas ações. E esse é um aprendizado muito importante: todas as nossas ações têm consequências, mesmo quando agimos involuntariamente, e somos totalmente responsáveis por nossos atos e suas consequências. Aprender essa lição é valioso para nosso amadurecimento, e devemos lembrar que é a caça (os ensinamentos duros) de Cerridwen que conduz Gwion em seu novo estágio (alcançado por suas ações) até um destino nobre e honrado, compatível com seu porte.

Esse mito também nos mostra que a iniciação real é dada pela vida, pelos deuses, pela espiritualidade, que nos escolhe por quem realmente somos e pelo potencial que temos, não pelo poder, cargo ou títulos que possuímos ou viremos a possuir. A iniciação humana, é um rito de passagem, de reconhecimento e integração social, que nos lembra da importância das escolhas que fizemos.

Já Morda, é o servo cego que alimenta o fogo, pois a chama da espiritualidade, que aquece e transmuta o conhecimento e as experiências em sabedoria, precisa ser mantida acesa não pelo status, pelo deslumbre, pela beleza, mas pela devoção. Precisamos ser cegos para nossa própria cobiça, para os desvios do mundo, para enxergarmos com todos os demais sentidos de nossa espiritualidade, mantendo uma chama real e forte acesa, possibilitando nossa transformação.

Ou seja, Cerridwen é uma deusa empoderada, uma mulher forte, bruxa, que borbulha seu caldeirão no fogo da Awen, permitindo que a transformação que ali acontece produza sabedoria, que precisa ser merecida e depurada para ser usufruída. E assim, ela é deusa da inspiração, da magia e da transformação... Regendo o ciclo do renascimento de as grandes iniciações da vida.


Sugestão de Leituras: