Os textos dessa série serão escritos sempre pelo nosso druida, Ávillys d'Avalon, e assim trazem as percepções, estudos e compreensões do druida e de nossas práticas clânicas, muitas vezes com um caráter profundo de gnose pessoal, ou seja, não dependendo muito de referências bibliográficas específicas. Muitas das bibliografias sobre os deuses celtas são profundamente pessoais e subjetivas já que os druidas do passado não nos deixaram efetivamente nenhum texto escrito ou orientação fundamental
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Por Ávillys mac Morrigan.
Cernunnos é um deus bastante popular e antigo, na verdade, profundamente antigo. Apesar de popularizado na Wicca como a mais famosa face do Deus, Cernunnos é um deus que sobrevive ao tempo e a demonização cristã. Ele seria um deus pré-céltico que foi adotado, adorado e incorporado pela cultura celta da Gália, se tornando um deus gaulês.
Cernunnos no Pilar dos Barqueiros (link da imagem) |
Cernunnos no Caldeirão de Gundestrup (link da imagem) |
De acordo com a iconografia, Cernunnos, é um deus chifrudo. Seu próprio nome significa isso, Carnoonos, em proto-céltico, traz a forma raiz encontrada no gaulês karno (chifre, corno) atribuindo um possível significado a Cernunnos de “o com chifres / cornos” ou “o chifrudo / cornudo”. Ele é sempre representado possuindo chifres de cervo, geralmente sentado na posição de lótus (posição de buda) e segurando um torque na mão. No Caldeirão de Gundestrup ele segura em sua outra mão uma serpente, possui um torque em seu pescoço e está rodeado por animais selvagens. Também por essas referências, ele passou a ser reconhecido como Deus dos animais selvagens e dessa forma, deus dos bosques, da vida selvagem e livre como um todo.
O torque em seu pescoço está geralmente associado a uma relação de poder ou nobreza, atribuindo a ele uma posição de soberania ou realeza, e assim ele passou a ser conhecido como “Rei dos Bosques”. Já o torque em sua mão, leva a crer que seja ele também um deus que dê ou legitime a soberania de um governante sobre aquele lugar. A serpente, no entanto, é um tanto quanto misteriosa. Há estudiosos que sugerem que ao segurar a serpente ele seja o deus que domina os animais selvagens e protege contra os males, os animais peçonhentos. Outros (e pelos quais sigo) atribuem à serpente um símbolo antigo de conhecimento, dando a ele o poder e a sabedoria do conhecimento oculto e mágico associados à serpente em outras culturas.
O culto antigo e as importâncias sociais de Cernunnos parece ter se perdido nos revezes do tempo, mas esse deus permaneceu vivo. Alguns estudiosos apontam para a imagem do diabo cornudo ser derivada de deuses como Cernunnos e Pã, uma forma de demonizar essas deidades que pregavam os antigos costumes, a liberdade e a vida selvagem. Outra razão é a associação desse deus à fertilidade, o que vincula ele também à sexualidade, ponto tido como obsceno e pecaminoso pela Igreja Católica.
O que encontramos hoje é um culto reconstruído a partir das evidências históricas e iconográficas, emancipado pela relação próxima da Wicca com essa deidade ao referenciá-la constantemente como sendo a imagem do Deus wiccano. Isso trouxe uma popularização dessa deidade. O culto, no entanto, é marcado profundamente por interpretações e gnoses pessoais, uma vez que sua referência passada se perdeu.
Contudo, a importância dessa deidade não deve nunca ser questionada, além da abrangência territorial em que ele foi encontrado, sua presença no Pilar dos Barqueiros é uma marca fundamental se sua clara influência e importância religiosa e social na região da Gália.
O que trazemos interpretação é que Cernunnos é um deus antigo, profundamente associado ao natural, ao selvagem, ao indomado. Dessa forma, ele está associado à liberdade. É um deus associado a sexualidade e a vida, vivenciada em sua potencialidade, mostrada pela virilidade erétil desse deus em muitas de suas imagens, nos levando a entender nosso lado natural, profundo e animal. Pois a sexualidade é, no homem civilizado, um de seus traços mais animais, traços que nos retornam ou vinculam à natureza a que pertencemos. É também por meio da sexualidade que a vida prospera e se perpetua. Seu poderio como um grande rei ou soberano do mundo natural é passado aos homens em sua civilização, tornando ele o senhor da soberania, da promessa da vida e da prosperidade. Prosperidade essa vista na riqueza das matas e da vida selvagem. Seu conhecimento e sabedoria guia calmamente os homens no mistério da vida e da morte, pois como senhor da vida natural, ele rege o nascimento, a fertilidade, e também a caça.
Ou seja, Cernunnos é nosso deus adorado como Senhor dos Bosques, deus da vida, liberdade e da sexualidade, regente de nosso lado natural e animal que nos é indissociável, mas também é senhor da soberania e da civilização, trazendo o conhecimento a cerca do ciclo da vida e da morte até o conhecimento humano e nos ensinando a viver nesse ciclo. É o deus da promessa, da vida e da renovação, e um eterno guia dos mistérios profundos.