Arte por Renata CBLZZ (@loucashistorinhas) |
No dia 17 de fevereiro de 2013, no extinto Café Bendito, em Juiz de Fora / MG, reuniram, três amigos, membros do Grupo de Práticas Pagãs (GPP): Dartagnan Abdias, Silas Roberto e Humberto Miranda, para encerrar os direcionamentos gestados no mesmo local em 11 de fevereiro daquele ano. Conduzidos pela busca de aprimorar o GPP que se reunia na UFJF para conversar e discutir sobre Paganismo e já praticava alguns festivais numa cabana abandonada no Florestinha, Bairro Floresta, na mesma cidade; os amigos passaram mais um dia conversando, elaborando e condensando as propostas. Às 20h daquele dia, encerraram as conversas na ciência de que nascia então o Leanaí an Ghealach Clann (LaG), um grupo devotado a espiritualidade céltica e ao paganismo.
Durante as conversas introdutórias, nos encaminhamentos finais, foi observado um nítido e belo pôr-do-sol alaranjado, cujas luzes iluminaram em tons de laranja todo ambiente, entendido como um presságio divino. O que se seguiu foram reuniões e encontros para fechar a estrutura que o grupo efetivamente teria.
Sob as orientações da deusa Mórrígan, o Clã seguiu passo a passo em sua estruturação, pensado desde seu início de forma estável, sólida e grande, comportando do menor ao maior formato de que possa alcançar.
Foi então apresentado aos membros do GPP a nova estrutura, e por aprovação unânime o GPP tornava-se agora LaG, e Dartagnan, de nome religioso Ávillys, fora reconhecido o primeiro sumo-sacerdote do novo Clã.
Em 2014, com a chegada de Lucia Bisaggio em nossa família, ganhamos um super presente: uma sede! O LaG passou a operar oficialmente no maravilhoso jardim de sua residência. Um lugar encantado rico de atividades artísticas e salutares, com natureza, fontes de água, pomares e pensamento ecológico, onde ainda desempenha suas atividades oficiais até então.
Por articulações dos caminhos da vida, Humberto acabou se distanciando do Clã ainda em 2014, com as honrarias e respeitos que lhe são devidos, e em paz no coração. Passou a ser sempre lembrado como um dos fundadores, e abençoado em sua nova jornada para além de nossa casa. Silas, permaneceu, entre idas e vindas, frequente, iniciado, e depois amigo em nossa casa. Dartagnan, seguiu, nesses 10 anos, como sumo-sacerdote e liderança maior de nossa família, se ordenando o primeiro druida em nossa comunidade em 2015.
O Clã teve suas fases, algumas adaptações precisaram ser feitas, e em 2016 abrimos nossos salões! Nos juntamos, nos filiamos ao Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Céltico (CBDRC), projeto que muito nos dedicamos e nos empenhamos desde então: a estruturação e a comunhão de uma comunidade unida em suas diferenças, segura e credibilizada.
Em 2021 o LaG sediou o XII Encontro Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta (EBDRC), em Juiz de Fora / MG. Em 2022, de acordo com o recenseamento interno do CBDRC, fomos considerados o maior grupo em número de membros. Com membros espalhados por todo o país. Nosso próximo passo é ampliar nossos braços, criando novas tribos filiadas unidas em um só Coração, em uma só Família... Um projeto (nem tão) futuro?!
Seguimos hoje defendendo as Nove Virtudes Sagradas, nos entendendo como um Clã, uma Família de espiritualidade céltica, paganismo céltico, druidismo e reconstrucionismo céltico enraizado no Brasil que tanto reverenciamos. Nossa principal orientação é o paganismo irlandês, mas nos damos o direito de ser polissêmicos e diversos, respeitando inclusive a diversidade devocional de nossos membros.
Em nosso lema, defendemos os quatro caminhos da Honra: Pudor, Valor, Sabedoria e Respeito (Modhúlacht, Crógacht, Críonnacht, Meas).
Que o Leanaí an
Ghealach Clann prospere mais e mais nas décadas que nos adiantam.
Que os deuses, os
encantados e os ancestrais possam nos abençoar e dignificar nossa honra e
caminho!
Que Mórrígan,
nossa deusa devotada, carinhosamente chamada de madrinha entre nós, continue a
nos abençoar, liderando-nos em nossas vitórias!
Que a Lua altiva
que nos amadrinha seja sempre nossa luz, nosso guia, nossa revelação e nosso
mistério, abençoando e iluminando nosso caminho interno e externo na vivência e
conexão com a espiritualidade!
E, assim, que os
10 anos se tornem tantos anos quanto nos forem dados pelos que honramos, para
permanecer em desenvolvimento e serviço dessa espiritualidade e comunidade!