Referências

terça-feira, 17 de março de 2020

Suspensção das atividades públicas e presenciais do clã - COVID-19


 O Conselho Clânico do Leanaí an Ghealach Clann decidiu nessa segunda-feira, 16 de março de 2020, pela suspensão indeterminada das atividades públicas e presenciais do Clã. Atividades e sugestão cultos domésticos serão enviados aos membros. As atividades e estudos online referente aos membros Devotos (Deabhóideacha) e à Turma Semente, estão mantidas.

Essa decisão foi tomada em respeito e consideração aos nossos membros e público amigo, entendendo que alguns estão no grupo de risco e mesmo os demais se arriscam em se contagiarem e serem portadores da virose em seus trajetos de deslocamento às atividades. Dessa forma, também nos aliamos às políticas públicas de prevenção tomadas pelo município de Juiz de Fora / MG (sede do clã), pelo estado de Minas Gerais e pela União.

Citamos brilhantemente o clã druidista de São Paulo, Caer Saille, quando, em seu pronunciamento recente, disseram:
"Viver em comunidade [e o Druidismo é uma religião comunitária] é entender que mesmo que algo não te afete diretamente, se afeta ao seu entorno, é algo da sua conta sim. O coronavírus (SARS-COV-2) que causa a COVID-19, é um vírus de baixa letalidade (para aquelas abaixo de 60 anos sem doenças pré-existentes) com alto poder de contaminação. A única forma de evitar um colapso no sistema de saúde, que levaria a morte de pessoas não apenas do grupo de risco, mas àquelas com outros traumas e doenças, é achar a curva de contágio".
O isolamento social é necessário para ajudar a resolver a crise de saúde que se instaura... Mas nele, devemos buscar a consciência acima de qualquer outra coisa. Entender e buscar amenizar a crise social e econômica que serão consequências irrefutáveis dessa pandemia. Sejamos conscientes em nossos isolamentos, empáticos com os mais pobres e necessitados. Tenhamos uma consciência econômica e salutar sobre o que compramos e onde vamos, para evitar o aumento da curva de contágio do vírus e evitar o esgotamento ou elevação dos preços dos recursos básicos. A histeria não ajuda no combate a pandemia, ela a dissemina rapidamente, com a ajuda de notícias e instruções falsas que mais causam pânico do que solucionam o problema. Lembrem-se disso!

Aproveitemos o isolamento para olhar para dentro, resolvermo-nos internamente, buscar nos conhecer mais, encontrar os caminhos das curas emocionais e espirituais que precisamos. Aproveitemos o momento para refletir sobre a fragilidade da raça humana perante nosso Planeta-Mãe, entender nossa responsabilidade junto a esse planeta e pensar na questão social e ambiental... Estudos mostram que em pouco tempo de quarentena, lugares reduziram significativamente a emissão de poluentes no ar, e rios ensaiaram ficar limpos... É possível repensar o consumo e nosso papel. É possível viver nesse planeta de forma saudável, em comunhão... Mas se o planeta quiser... Somos o elo fraco dessa relação, mas, ainda assim, podemos muito!

Serão tempos difíceis, que podem durar semanas, meses... E é hora de finalmente nos cuidarmos para cuidar dos nossos. Seremos capazes de superar essa pandemia, mas com consciência, certamente não seremos mais os mesmos, seremos melhores.


INFORMAÇÕES (links) IMPORTANTES: